sábado, 22 de agosto de 2009

Microsoft e Sony brigam para dominar entretenimento doméstico

O Xbox 360, da Microsoft, e o PlayStation 3, da Sony, estão envolvidos em uma batalha pelo controle do entretenimento doméstico que vai além dos videogames, e a competição está se intensificando com a crescente popularidade da distribuição digital.
As duas rivais têm dezenas de milhões de usuários, o que as deixa em boa posição para tirar vantagem caso uma massa crítica de consumidores comece a avançar na direção de uma "central digital" única, que ofereceria uma combinação de mídias, entre as quais filmes, programas de TV, música e videogames.
A central integrada vem sendo alardeada há anos como futuro do entretenimento doméstico, mas os consumidores vêm demorando a mudar, e ainda optam por executar o seu conteúdo em ampla variedade de aparelhos.
Ainda que os analistas chamem a atenção para o fato de ser cedo, afirmam que a Microsoft -que tem quatro anos de dianteira- está em vantagem diante da Sony, com receita firme de assinantes pagantes e um elenco forte de parceiros de conteúdo, entre os quais Netflix e Facebook.
Embora as empresas não ofereçam dados de vendas para suas redes de entretenimento -Xbox Live e PlayStation Network (PSN)-, Jesse Divnich, analista da FEDAR, diz que as vendas mais que dobraram até agora neste ano. Ele antecipa que a receita combinada de ambas deve exceder o bilhão de dólares em 2009, com a Microsoft em considerável vantagem.
"Estamos vendo os sistemas de videogames tentando tomar o controle das salas de estar, por meio da oferta de todos os diferentes serviços e necessidades de entretenimento que temos, em uma única caixa," acrescentou.
Xbox Box Live e PSN oferecem filmes, programas de TV e vídeos, além de download de videogames. Nenhuma das duas oferece downloads de música, ainda que os usuários possam tocar música de seus catálogos.
Os membros do Xbox Live Gold pagam 50 dólares anuais por serviços adicionais, entre os quais jogos com múltiplos adversários online e acesso à Netflix. A PSN oferece a oportunidade de jogar online gratuitamente.
Mas a Microsoft acumulou, com o tempo, um grupo de usuários dedicados, diz Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan, que estima que o Xbox Live Gold tenha 11 milhões de usuários pagantes.
"A Microsoft simplificou o processo -primeiro jogos online, e depois transferiu aqueles usuários para filmes e, quando você percebe, ele começa a usar o serviço de TV via Internet. Eles agiram de forma muito inteligente," afirmou.

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