domingo, 3 de janeiro de 2010

Acelera, Samsung jét


Samsung, aí vai uma dica: contrate já o Michael Schumacher para garoto-propaganda do Jét. Se não for o mais rápido de todos os tempos, como o piloto alemão, certamente o celulargarante lugar no pódio. E o melhor: a velocidade do chip de 800 MHz vem acompanhada por um caminhão de recursos, que inclui a trinca 3GWi-Fi e GPS, widgets pra todo gosto, câmera de 5 megapixels e a fantástica tela AMOLED de 3,1 polegadas. Quer mais? Então dá uma olhada em como a interface touch screen ficou divertida.
Atualizado para a versão 2.0, o sistema TouchWiz ficou ainda mais bonito e fácil de usar. O software proprietário daSamsung agora abre as aplicações de três formas: pela tela inicial, com uma barra lateral cheia de widgets para você deixar logo na cara; por um menu simples, com ícones dispostos em linhas e colunas, ou pelo novo cubo em terceira dimensão, acessível por um botão na lateral.

Em essência, essa área 3D é parecida com a do LG Arena. Mas, em vez de exibir diversos atalhos nas telas, cada face tem um ícone. Todos são relacionados a entretenimento, incluindo álbum de fotos, tocador de música e jogos. Como a tela tem ótima sensibilidade, mesmo sendo daquelas resistivas (ou seja, preparada para trabalhar com a velha canetinha), deslizar o dedo por ela está longe de ser uma experiência dolorosa.


••••Prático e bonitinho

Com 1,4 centímetro de espessura e bordas arredondadas, o Samsung Jét é feito para os bolsos mais apertados de calças jeans. A ergonomia também é um ponto forte quando ele está na sua mão, pois o aparelho pesa 111 gramas. Há três botões abaixo da tela, sendo o do meio para alternar entre a área de trabalho e o menu principal. Na lateral, existe um atalho para ativar a câmera e outro para bloquear o telefone. A tampinha que cobre as portas têm bom acabamento e são fáceis de abrir ou fechar.
Por fora, o hardware tem seu ponto alto na tela de 800 por 480 pixels, pronta para exibir vídeos em alta qualidade. Tocamos arquivos em DivX e Xvid, com resolução de 720p – e, além de não travar em nenhum momento, o 
celular exibiu imagens muito bonitas. No design, a única reclamação vai para a falta de uma tampa na câmera de 5 megapixels, que produz imagens legais, mas um tanto amareladas, principalmente quando usamos o flash de LED duplo. Ela tem foco automático e detecção de sorrisos.
No quesito performance, o telefone só abriu o bico quando enchemos três áreas de trabalho com widgets. Isso porque alguns ficam toda hora tentando acessar a internet para fazer atualizações. Entre eles, estão o que verifica a temperatura em tempo real, o sincronizador de contatos e calendário, além de outros adicionados manualmente. Nesse caso, aplicações em 3D, como o álbum de fotos e os contatos, ficaram lentas.

O iPod nem faz falta

O player de música exibe os discos pelas capinhas, assim como o iPod. Ele permite visualizar detalhes sobre os arquivos, como formato e tamanho, e tem um ícone para enviar as faixas por Bluetooth, e-mail e mensagem. Mas a maior vantagem do Samsung Jét, nesse quesito, está na qualidade do áudio. O aparelho possui um equalizador competente e opção para som 5.1, para quando você estiver usando os fones de ouvido originais. A mancada daSamsung foi colocar neles um cabo de apenas 22 centímetros.

Ao contrário do Star, que possui apenas uma interface proprietária dividindo as funções de saída de áudio e carregamento da bateria, aqui existe uma porta microUSB e uma P2. A localização das duas é a melhor possível, logo na parte de cima – no jeito para quem curte deixar o celular no bolso com o fio indo direto para o ouvido.

Esse tocador é também o aplicativo que melhor aproveita os controles por gestos. Agitando o aparelho para a esquerda e para a direita, é possível trocar de faixa. E batendo levemente duas vezes na borda do hardware, você fecha qualquer aplicativo. No entanto, esses comandos exigem tanto treino para funcionar que podem acabar dando tendinite.



Quesito importantíssimo em todo bom tocador, a bateria do Jét dura bastante. Em nossos testes com chamadas de voz, ele aguentou 448 minutos ligado. Ficou bem acima de alguns concorrentes, como o 
HTC Magic, o Apple iPhone 3G e o LG Arena. Confira, no gráfico abaixo, o desempenho comparado de todos esses aparelhos.
Duração da bateria (em minutos)
Barras maiores indicam melhor desempenho


Samsung Jét
448

HTC Magic
381

Apple iPhone 3G
285

LG Arena KM900
215

0 comentários:

Postar um comentário